AUTISMO: UM MUNDO ENSINADO POR ELES
- anacostacapoto
- 20 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Ter um filho Autista nos faz ver o mundo de forma completamente diferente. Dentro de um espectro tão vasto temos muitos graus e cada um possui características próprias. É muito difícil para uma família pensar que jamais poderá receber um olhar ou uma palavra de seu filho. É muito triste, difícil, porém eles podem nos ensinar que muitas vezes não precisamos de palavras para expressar amor e carinho, eles demonstram seus sentimentos e desejos de outro jeito, possuem uma forma de comunicação muito particular.
Eles ensinam que precisamos aceitar as pessoas como são e que precisamos estudar a melhor forma de chegar até eles.

O Autismo é um mundo novo, que nos leva a pensar “fora da caixinha”, nos faz abrir novos horizontes, nos faz enxergar que nada é previsível, que vivemos um dia de cada vez e que cada dia é uma conquista nova. Paramos de pensar se eles irão para a faculdade, ter um bom emprego, se casar, para nos concentrarmos em pequenas coisas. Lógico que inicialmente é muito difícil, mas com o passar do tempo passamos a entendê-los melhor, ajudando a diminuir nosso sofrimento, porém a luta sempre vai existir.
Eles nos ensinam a lutar por nós e por eles, para que possamos proporcionar o melhor e contribuir para que possam viver o mais próximo do normal que puderem.
Aceitar ou não a condição do filho interfere diretamente na nossa vida e na vida deles. Quando não aceitamos, perdemos um tempo precioso para a evolução e nos faz muito mal, pois nos paralisa. Eles passam a ser o nosso bem maior.
Eles nos mostram que cada pessoa é especial à sua maneira, todos somos diferentes. Com o tempo passei a não me preocupar com o que os outros vão falar ou pensar, isso não muda nada. Não adianta tentarmos esconder, fingir que nada acontece, pois um dia tudo irá transparecer e teremos prejudicado nossos filhos.
Todos nós temos uma missão e devemos agarrá-la e fazer o melhor. Sabemos das nossas tristezas, das dificuldades e, também do prazer que é poder ter nossos filhos conosco.

Aprendi a escutar e a dar valor as experiências de cada pai e cada mãe que passam pela mesma situação, eu aprendo todos os dias com eles e percebo que sou humana.
Não tenham vergonha de dizer que seus filhos são autistas, pois só assim as pessoas terão interesse em conhecer o transtorno. A informação é a melhor forma de combater o preconceito.
" PARA MIM, AS OUTRAS PESSOAS SÃO DEMASIADAMENTE COMPLICADAS. MEU MUNDO NÃO É COMPLEXO E FECHADO. É SIMPLES. EMBORA TE PAREÇA ESTRANHO O QUE TE DIGO, MEU MUNDO É TÃO ABERTO, TÃO SEM DISSIMULAÇÕES E SEM MENTIRAS, TÃO INGENUAMENTE EXPOSTAS AOS DEMAIS, QUE É DIFÍCIL PENETRARMOS NELE. NÃO VIVO EM UMA "FORTALEZA VAZIA", NEM EM UMA PLANÍCIE TÃO ABERTA QUE POSSA PARECER INACESSÍVEL.TENHO MUITO MENOS COMPLICAÇÕES DO QUE AS PESSOAS CONSIDERADAS NORMAIS".
Commentaires