top of page

OS DESAFIOS E DIFICULDADES ENFRENTADAS NA PANDEMIA PARTE II

  • anacostacapoto
  • 2 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

A pandemia trouxe consigo não só o vírus, mas também uma mudança muito grande e repentina na dinâmica de trabalho, na vida familiar, nos estudos do nosso filho e nos tratamentos que ele necessita.


A rotina do afastamento social, ao longo do tempo, influenciou diretamente no comportamento e nas emoções do João Vitor. Se para nós é difícil, imagina para um indivíduo com TEA, que possui outras condições associadas como o TDAH e TOD, como é o caso dele.

A pandemia trouxe uma ruptura abrupta da rotina que ele já estava acostumado e se sentia confortável. Nessa fase houve aumento do estresse familiar, crises que por vezes duravam o dia inteiro e até comportamentos agressivos. São visíveis as alterações emocionais, comportamentais, a agitação e a ansiedade. Essa interrupção da antiga rotina se tornou um grande desafio para nós, pois como todos sabem, uma das caraterísticas do TEA é esse apego a mesmice.


Ele teve retrocesso em vários comportamentos, aumento considerável das estereotipias, desorganização emocional, alterações no aprendizado e se tornou mais dependente e inseguro.


Manter uma rotina e inserir nela atividades que o mantenha ocupado, distraído e que sirvam para trabalhar suas habilidades, tem sido uma batalha diária, pois manter isso por tanto tempo é difícil e muitas vezes nos sentimos sobrecarregados; mas não podemos desistir ou desanimar.

Durante todo esse tempo criamos uma rotina rígida de horários (hora de acordar, hora de comer, hora das aulas, aulas extras, fonoaudióloga, psicóloga, judô, sala de recursos, hora do banho, hora do lazer, hora de dormir...) e junto com o quadro de tarefas obrigatórias, precisamos encaixar atividades familiares para trabalhar capacidade motora, equilíbrio, concentração e que ele possa diminuir a ansiedade e o estresse de maneira prezerosa para todos nós. Nós conseguimos isso através de trabalhos de artes, jogos de tabuleiro (ludo, detetive e xadrez), participar de atividades culinárias que ele adora, atividades físicas (exercícios com bola, ioga, alongamento, treino de judô com o pai, circuitos...), hora do cinema, hora de jogos e vídeos no computador e até festas temáticas, assim conseguimos um maior equilíbrio, haja imaginação!


É importante que o quadro de atividades contenha um planejamento de rotina diária e é importante que tudo seja explicado para ele com calma, para que possa assimilar melhor. Algumas crianças necessitam de um apelo visual maior na composição desses quadros, podendo ser usadas figuras relacionadas às atividades, não é o caso dele.


Os horários escolares devem constar nesses quadros, pois as rotinas de estudos e horários precisam seguir como se estivessem na escola, eles têm a necessidade de um lugar específico para os estudos, sem nenhuma distração a sua volta. Com as vídeo aulas foi possível manter o mínimo de contato com os amigos e professores. Essa proximidade virtual foi importante para manter o contato social e ajudar no desenvolvimento dele, pois ele se sentiu amparado.


Precisamos ter criatividade e exercitar a paciência, tanto conosco, quanto com o João. Todas as atividades que desenvolvemos servem de ferramenta de aprendizado, por isso também solicitamos ajuda nos afazeres domésticos, respeitando a capacidade dele e é indispensável gastar energia com as atividades físicas.


A pandemia tem servido para aprofundar nosso relacionamento e apesar das adversidades, descobrimos novas possibilidades interpessoais de desenvolvimento do nosso pequeno e para nós mesmos. Recursos que antes eram inimagináveis, foram descobertos e hoje são usados com êxito, os vínculos afetivos se tornaram mais fortes, pois um depende do outro.


Para que pudéssemos implantar uma rotina que desse certo, pontos importantes precisaram ser seguidos: sempre deixamos bem clara a rotina com o João, com todos os horários a serem seguidos, inclusive mostrando que nós também tínhamos horários a seguir, deixando a entender que a responsabilidade é de todos; sempre trabalhamos em conjunto com os profissionais envolvidos nos tratamentos e educação do João. Quando temos alguma dúvida ou alguma dificuldade na rotina dele, temos apoio para sabermos como agir; pedir as terapeutas para ensinarem brincadeiras e atividades que possam ser aplicadas de forma divertida em casa; manter todas as terapias, mesmo que remotamente; manter atividades físicas para gastar energia, diminuir ansiedade, estresse e evitar o sedentarismo; criar momentos familiares de qualidade, tentando usar a criatividade, brincadeiras motivadoras, para ajudar a aprimorar as habilidades dele e a desenvolver outras.


Uma das coisas mais importantes para que tudo seja menos estressante e se torne o menos sofrido possível, mas que a maioria esquece, é o cuidado da saúde mental dos pais, pois se a criança nota a nossa tristeza e a angústia, certamente irá se refletir no comportamento deles, isso é a mais pura verdade!


Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 por Mundo TEA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page